sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

LULU SANTOS

Um dos nomes mais influentes da música pop brasileira, Lulu Santos nasceu em Copacabana, Rio de Janeiro, no dia 4 de maio de 1953. Sua vida artística começou muito cedo, quando tinha apenas 12 anos. Nessa idade, ele formou seu primeiro conjunto musical, Cave Man, com um repertório a base de Beatles.

A carreira profissional veio aos 19 anos com o grupo Veludo Elétrico. Um ano depois, Lulu estava no Vímana, banda que tinha Lobão na bateria, Fernando Gama no contrabaixo e Ritchie nos vocais. O compacto “Zebra e Masquerade” veio através da Som Livre. Após ficar um tempo como músico ‘freelancer’, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Compôs a trilha sonora do filme “Os Sete Gatinhos”.

Em 1981, assinou com a gravadora WEA e gravou “Tesouros da Juventude” em parceria com o jornalista Nelson Motta. No ano seguinte chegou “Tempos Modernos”, cuja faixa título foi o primeiro sucesso de Lulu. “O Ritmo do Momento” (1983), “Tudo Azul” (1984) “Normal” (1985), “Lulu” (1986) e “Toda Forma de Amor” (1988), lhe garantiram uma invejável quantidade de sucessos como: “Um Certo Alguém”, “Como Uma Onda”, “Tão Bem”, “O Último Romântico”, “Casa” e “A Cura”.

Em 1985, Lulu participou com êxito do Rock in Rio e dois anos depois foi premiado com Disco de Platina. O cantor, entretanto, recusou o prêmio em plena cerimônia de entrega, no Maracanãzinho, por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias. Uma fase de poucos frutos veio a seguir com os trabalhos “Popsambalanço e Outras Levadas”, “Honolulu” e “Mondo Cane”, mas a parceria com o DJ Memê iniciada na seqüência, rendeu grande resultado com os discos de dance-music. “Assim Caminha a Humanidade”, usada por muitos anos na abertura do seriado “Malhação” da Rede Globo, “Eu e Memê, Memê e Eu” e “Anticiclone Tropical” são dessa fase.

Em 1997, Lulu Santos faz “Liga Lá”, com arrojadas fusões com o techno. O disco contou com a participação do maestro e arranjador Rogério Duprat e de Ritchie. Lulu voltou ao formato radiofônico com “Calendário” (1999), puxado pela música “Fogo de Palha”.

O “Acústico MTV”, gravado em 2000 com dois volumes, reuniu os grandes sucessos do cantor. Em 2003, foi lançado “Bugalu”, seguido por “MTV ao Vivo” de 2004.

“Letra e Música”, lançado em 2005, é o mais recente disco de inéditas da carreira do cantor. O material traz além das inéditas “De Cor”, “Circular” e “Din-Don”, regravações de “Ele Falava Nisso Todo Dia”, de Gilberto Gil e “Posptar”, do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário